terça-feira, 21 de abril de 2020

Palestra, primeiro campeão da Liga Sambernardense

Antes de existir a Liga de Futebol de São Bernardo, a partir de 1947, o Palestra e alguns outros clubes da cidade disputaram competições por outras ligas.
A pioneira foi a Liga Municipal Sambernadense (LEMS), isso quando São Bernardo compreendia a toda região do ABC. A liga durou de 1931 a 1938.
Posteriormente veio a LESA (Liga Esportiva de Santo André), apenas com equipes andreenses. Na sequência, foi criada também a Liga Varzeana de Futebol, com equipes de S.Bernardo.
O Palestra aparece apenas na década de 40 na Liga de Futebol do Estado de São Paulo ao lado de Primeiro de Maio, Corinthians, EC São Bernardo, Cerâmica e São Caetano. Neste mesmo ano o clube disputou o 1° campeonato de sua história.

Na imagem: Tonhão Guazzelli, Nelson Marson, Osmar Galafassi, Bebé, Zeca Cassettari e Noronha; Achados: Nena, Russinho Galafassi, Anjolete, Teleco, Frederico, Baraldi e Vicente Galafassi.

Em 1945, o 2° quadro palestrino foi o campeão da LSF (Liga Santoandreense de Futebol), que era fundada por clubes com sede em São Bernardo. Primeiro título de expressão do Alviverde.
Um ano antes, São Bernardo havia se emancipado, mas, ainda continuou disputando campeonatos organizados pela LSF até 1946, um ano antes da fundação da Liga de Futebol de São Bernardo, que foi criada em 30 de janeiro.
Palestra, ECSB, Meninos, ACE S.Bernardo, Juventude Unida, XX de Setembro, Vila Baeta, União e Guarany foram os clubes fundadores. Adelelmo Setti foi escolhido presidente e Alfredo Sabatini, vice. Adelelmo, pois, abriu mão para que Higino de Lima assumisse.
E o primeiro campeão da Liga foi o Palestra de São Bernardo. Não há registros que detalham a campanha, mas, a final foi diante do União, 0x0. O clube tinha: Tonhão, Nelson Marson, Osmar Galafassi, Bebe, Zeca Cassettari, Noronha, Wladimir Galafassi, Anjolete, Teleco, Frederico Mateus e Angelo Baraldi treinado por Nena, Alfredo Principeza.
Há quem diga que a final ocorreu em 1948, mas, não há comprovação. Em 1949, o campão foi o Vila Baeta e, em 1950, o clube voltou a ser campeão quando já disputava os profissionais. Em breve vamos relacionar todos os campeões municipais.
Não se sabe ao certo, já que a Liga não tem documentos oficiais sobre todos os torneios. Um compêndio que o ex-funcionário municipal e esportista, Divaldo Bizzoto, no entanto, levantou recentemente. O certo é que o Alviverde venceu pelo menos em 1947, 1950, 1972, 1973, 1977 e 1978. São pelo menos seis títulos. O maior vencedor é o Vila Baeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário